Como criar movimento quando nos sentimos estagnadas
Um dos tópicos que mais fazem a diferença na nossa vida, as vezes é o que mais negligenciamos a fazer. Sabemos o que fazer, sabemos o que é importante, e mesmo assim hesitamos, postergamos e segundo a grande palavra do momento, procrastinamos.
Mas a pergunta se torna: se sabemos que temos que agir, por que as vezes é tão difícil dar o próximo passo, mesmo sabendo que vai fazer total diferença?
Bom eu listei aqui alguns dos principais pontos que mais vejo ao explorar o assunto com clientes e no meus círculos de discussão de desenvolvimento pessoal. E o que também é importante de ser salientado é que não é ago exclusivo ou pontual. Todo mundo já passou por uma situação parecida. E também não tem uma questão de evolução.
Eu costumava pensar que quando eu atingisse um X nível de desenvolvimento pessoal, eu não me sentiria em dúvida, que não me sentiria confusa ou desmotivada. Tao ingênua haha. O lance é que voce passa a ter mais recursos para lidar com as suas emoções e as situações que se apresentam. Mas lançando a real, é perfeitamente compreensível que voce sente o que voce sente. E a partir do momento que descobrimos que tudo está a nosso favor e que são apenas questões que se apresentam para ser exploradas, se torna mais divertido.
Pois então, vamos lá. Por que hesitamos?
Pois então, vamos lá. Por que hesitamos?
- A gente não acredita que realmente é possível para nós
- Estamos com medo do que vai mudar
- Receamos o julgamento das pessoas
- Temos medo de quanto tempo vai demorar
- Questionamos o quanto de esforço vai ser demandado da gente para alcançar o objetivo
- Demandamos se “ sacrificar” o que temos hoje vai a pena o risco do desconhecido
- Temos receio de nos comprometermos de verdade e o que teremos que abrir mão
- Temos medo de burnout e se vale a pena
- Estamos com medo do desconhecido e então ficamos andando em círculos evitando agir
- Queremos fazer tudo com perfeição desde o começo então não começamos porque não queremos fazer nada de errado
Qual desses faz mais sentido para você?
É interessante explorar esses pontos e realmente se perguntar o que está realmente no caminho. Fazer pergunta estimula nosso subconsciente a procurar respostas. E assim podemos descobrir o que está nos impedindo de avançar.
Por exemplo, quando comecei a escrever o blog, a única coisa que voce realmente é, bem, escrever. Todo o resto são distrações bonitas e brilhantes. A gente fica preocupado com tom da fonte, e cor do fundo. E se o ponto final é bonito hahaha.
Mas o que realmente precisava ser feito era escrever. O que eu amo. Mas eu estava um ponto num pânico. Então comecei a explorar e me perguntar quais desses pontos me incomodam mais. E ai realmente entendi que o principal ponto era querer começar do meio. Começar com tudo certo, com 10 posts escritos e uma rotina perfeita. Para ter 10 escritos, tem que ter um primeiro post, tem que ter um rascunho, temos que começar de onde estamos para chegar onde queremos.
Então existem 2 soluções para você. Na verdade são duas etapas de uma mesma solução.
Etapa 1: Identifique quais crenças estão relacionadas ao que você está sentindo.
Tudo que pensamos está atrelado a uma narrativa do que acreditamos que é possível, real, aceitável para nós. Quando descobrimos o que é, quando trazemos para superfície o que antes a gente acreditava por trás da cortina, podemos então abordar de forma consciente e mais racional. Podemos questionar até que ponto realmente é verdade a historia que estamos nos contando.
Etapa 2: Aja. Comece. De um passo. Um micro passo.
Quando ficamos tempo demais na nossa mente, cogitado os 97 milhões de cenários e meio de como as coisas vão dar errado e que precisamos executar tudo com perfeição absoluta perdemos de vista a perspectiva de que precisamos tomar algum tipo de ação. Amo um bom planejamento, adoro um passo a passo e saber de antemão o que precisa ser feito e as consequências de cada ação. Saber de antemão é bom, mas se não avançarmos não nos serve de muita coisa.
Existe sempre um momento em que o intelecto chega a seu limite e precisamos dar um salto de coragem.
E então algo um tanto quanto mágico acontece: descobrimos que somos muito mais capazes do que nos damos crédito. E que as situações são normalmente menos assustadoras do que achávamos que era. Uma boa forma exercitar isso é de dar pequenos passos. Comece com coisas pequenas. Exercite seu músculo da coragem. Exercite sair da sua zona de conforto. Um dos maiores aprendizados que podemos ter na vida é aprender a estar confortável em estar desconfortável.
No fim das contas toda essa certeza que temos sobre a vida é apenas uma ilusão. Tudo muda o tempo todo, e realmente essa é a única constante. Quando entendemos isso é libertador. Podemos então dizer, beleza, não tenho controle de tudo que se passa na minha vida, abro espaço para que a vida me surpreenda também.
Agir permite que o caminho se apresente enquanto caminhamos. Os resultados nos permitem então dar outros passos, aprender e fazer ajustes. E no fim das contas, é sobre isso. Sobre viver uma jornada que faça sentido para gente. Que nos mova, que aprendamos como vive com cada vez mais intenção e presença. Todos os passos que damos com fé e coragem são recompensados. Falo por experiencia. Confiar na vida e agir com fé sempre me trouxe alinhamento interno e resultados incríveis que vão de mudar de país, a estar no meu relacionamento dos sonhos, a ganhar mais, a fazer amigos.
Então te convido a fazer o experimento. Olhe para as areas da sua vida que voce sabe que fazer mudanças será incrível para você e pense em como pode dar passos nessa nova direção. E fique a vontade para me contar como foi!
Uma frase que eu sempre repito quando é hora de dar novos passos é : Vida me surpreenda positivamente.
Guarde ele com você, tem feito toda a diferença por aqui.